Translate

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Deixem os putos usar as tecnologias....com bom senso!

No seguimento do anterior, este post é sobre o BOM SENSO.

As tecnologias não são boas ou más, dependem, isso sim, do uso que se fizer delas. Lamentavelmente, só trazem instruções de funcionamento, não trazem instruções de como nos comportarmos com elas.


Um exemplo simplista. Uma faca é boa ou má? Depende. Se for para matar alguém, é má. Mas se nos defender de um ataque, é boa. E se for numa operação? É boa. E se o médico pertencer a uma rede de tráfico de orgãos? É má...E assim por diante.

Tudo isto para dizer que o uso das tecnologias por parte das crianças (e dos adultos também, já agora) tem que obedecer a um código de conduta que se vai definindo à medida que os problemas vão surgindo. É o típico caso de "só se sabe depois...".

É o tempo que se leva a definir o novo código de conduta que costuma exasperar os mais saudosistas, os cépticos e os pessimistas. Que horror tocar o telemóvel no cinema! Pois, mas antes de ele tocar umas vezes, ninguém pensou que poderia acontecer! Que horror o miúdo ficar horar e horas ao computador! Pois, mas antes de acontecer, quem adivinhava?


Acho que, nestas matérias, deve imperar o bom senso. Mas este "bom senso" deve resultar da integração entre aquilo que foi importante no Passado, aquilo que é importante no Presente, e aquilo que se pensa que será o Futuro.

Um dos melhores exemplos disto é a contrução da Baixa de Lisboa feita pelo Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755. Reconstruiu a cidade para o Futuro, considerando as necessidades do Presente de então, e respeitando o seu Passado. É claro que, na altura, se contestou a largura exagerada das ruas da Baixa, ao que ele respondeu "Ainda um dia as vão achar estreitas". Confirmou-se.

Nada pior do que tomar decisões só com base no Passado, que já morreu. Por exemplo, a proibição da abertura dos hipermercados ao domingo. Ou só com base no Presente, que vai desaparecer. Por exemplo, a construção dos 10 estádios de futebol para o Euro 2004. Ou só com base no Futuro, que é adivinhação. Por exemplo, a construção da gigantesca rede de autoestradas, que se veio a confirmar ser desporpocionada ao tráfego.

E agora um video que mostra o comentador Marcelo Rebelo de Sousa a ver um SMS em pleno programa da TVI! Hum...será in?

Jornal das 8 TVI    03-05-2015


Por fim, uma pergunta provocadora. A TV, o telemóvel ou o computador afastam os membros de uma família, ou a família já está afastada, e as tecnologias são, apenas, um sintoma/fuga?

Ai, ai..esta deve ter doído...

LINK para o código de conduta no Facebook  - JMT no Público
LINK para estremecer - texto de Patricia Reis no Expresso
LINK para o absurdo - Médico na Jordânia
LINK para o que já foi o Tabaco no Observador



Sem comentários:

Enviar um comentário