Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ah...como as aparências iludem...

Treine a observação e descubra as diferenças...

Duas fotos, publicadas pela Revista L'Express, em 1977.


Perguntas:

As fotos retratam dois homens, ou apenas um? 

Se for "apenas um", qual a foto mais antiga?


Respostas:

As fotos representam o General Cao Ky, vietnamita, em dois momentos da sua vida.

A foto da esquerda, a mais antiga, mostra o General Cao Ky, no seu gabinete de trabalho, em 1965, quando era Primeiro-Ministro do Vietnam do Sul.

A foto da direita, mais recente, data de 1977 (doze anos depois!), e mostra Cao Ky como dono de um mini mercado na Califórnia, onde se refugiou após a queda de Saigão.



A piada da comparação está nas diferenças das mensagens não-verbais nas duas fotos, as quais induzem em erro fazendo com que, à primeira vista, pareçam dois homens diferentes e, depois, sendo o mesmo, este parece mais jovem na foto da direita do que na da esquerda.

E quais são as diferenças?

A foto da esquerda mostra um homem com poder, percepção dada pela farda militar, pela posição imperativa da cabeça e da mão, dos ombros direitos (reforçada pelas dragonas), do cabelo e do bigode, bem cuidados.

A foto da direita mostra um homem sem poder, ao serviço dos seus clientes, percepção dada pela roupa informal, pela posição amigavel da cabeça, dos ombros descaídos, das mãos em berço, do cabelo e do bigode, ao natural.


Conclusão, perder o Poder rejuvenesce…

Sem comentários:

Enviar um comentário