Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Quando Guterres escorregou pelas capas da Visão

Decorria o ano de 2001, em pleno 2º mandato do Primeiro-Ministro António Guterres. 

Nesse ano, em Fevereiro, Maio e Julho, a Revista Visão publicou três imagens de Guterres, a ilustrarem os respectivos artigos, que representam, de forma gritante, os momentos políticos críticos do seu Governo, os quais culminaram na demissão do Primeiro-Ministro em Dezembro do mesmo ano.

A sucessão de fotos, a seguir, é das coisas mais bem feitas que tenho visto em matéria de comentário politico nos mass media.

Na foto de Fevereiro 2001, Guterres é fotografado no cimo da escadaria do Palácio de São Bento, a toda a largura da página central, e o objectivo do artigo é vincar os seus planos para controlo da crise. 

Como? A foto foi tirada de baixo para cima, com o Primeiro-Ministro numa pose decidida, braços cruzados, e com a legenda "O que eu vou fazer".

Fev 2001

Porém, em Maio de 2001, as coisas ainda não corriam bem a Guterres, e a capa da Visão ilustra, de forma clara, a desorientação do Primeiro-Ministro face à crise.

Como? Guterres é fotografado numa pose indecisa, de pezinho no ar, mãos viradas para cima, cabeça de lado e expressão facial interrogativa, com a legenda "E agora o que é que eu faço?"

Maio 2001

Finalmente, em Julho de 2001, a coisa estava ainda mais preta, e a capa da Revista ilustra bem o previsível afundar do Governo.

Como? Guterres é fotografado só com metade da cabeça, colocada no fundo da página. como que a escorregar, e em letras garrafais "Guterres bateu no fundo?"

Julho 2001


No final desse ano, e face ao desastre do PS nas eleições autárquicas, Guterres pede a demissão do seu Governo. 
Partiu, depois, para a ONU, e parece que não quer voltar mais...

Deve ter doído...escorregar assim pela capa da Revista...



Sem comentários:

Enviar um comentário